EAD Público

Pode-se afirmar que há um clamor da sociedade para uma efetiva Governança Pública resultando em bons serviços à população e uso racional do dinheiro público. A Controladoria Interna do Poder Judiciário do Estado de Goiás propõe este curso para alavancar as metodologias de Governança, Gestão de Riscos e Controle no TJGO, cuja implantação tem sido recomendada pelas Cortes de Contas e adotada por diversos Tribunais, para o aperfeiçoamento das tomadas de decisão, que não devem ser realizadas sem uma boa governança e sem bons controles de gestão.

O Curso Governança, Gestão de Riscos e Controle foi desenvolvido pela Controladoria Interna de forma lúdica e acolhedora na intenção de apresentar os conceitos básicos e ainda elementos relevantes que os compõem a todos magistrados e servidores, para assim empreendermos juntos a Administração.

Desejamos que seu esforço seja proveitoso e bem sucedido!

 

1 – Estrutura do Curso

1.1 NOME DO CURSO

Governança, Gestão de Riscos e Controle

 

1.2 AUTORES DO CURSO

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

 

1.3 OBJETIVO GERAL

O Curso Governança, Gestão de Riscos e Controle tem como objetivo apresentar os conceitos básicos e ainda elementos relevantes que os compõem na intenção de capacitar todos magistrados e servidores para assim empreenderem junto a Administração.

 

1.3.1 Objetivos Específicos

Apresentar conceitos, históricos, diferenças e elementos relevantes de Governança, Gestão de Riscos e Controle.

 

 

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Módulo Governança Pública – Parte I e II
  2. Módulo Gestão de Riscos
  3. Módulo Controle

 

 

3 ESTRUTURA PEDAGÓGICA DO CURSO

3.1 TECNOLOGIAS

3.1.1 Recurso de mídia

Navegador de Internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer.

 

Vídeos

Ver arquivo no google drive

https://drive.google.com/file/d/1glFiGIqJW66OeCPT8LDGY2NZwzCAdeWd/view?usp=sharing

 

Documentos

  • 10 passos para a boa governança;
  • As três linhas de defesa Declaração de Posicionamento;
  • Encaminhamento do CNJ das Recomendações constantes do Acórdão TCU 2622-2015 – Plenário;
  • Governança pública: referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública e ações indutoras de melhoria.

O Malote Digital é um sistema desenvolvido com a finalidade de possibilitar comunicações recíprocas, oficiais e de mero expediente. O sistema (originalmente chamado “Hermes”) foi desenvolvido pelo TJRN para uso interno. Posteriormente, foi cedido por meio de convênio ao CNJ, onde sofreu adaptações para permitir a troca eletrônica de correspondências entre diversos órgãos do Poder Judiciário, passando a ser conhecido como Malote Digital.

Este tutorial tem como objetivo apresentar as rotinas que compõem o Malote Digital, demonstrando como navegar em sua estrutura de menus e opções, a fim de possibilitar a realização de todas as tarefas disponibilizadas. O conteúdo utilizado foi cedido pelos tribunais do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina e organizado e adaptado a nossa realidade por um servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Neste curso teremos a oportunidade de ver a forma de acessar o sistema para um usuário autorizado e como utilizar as várias opções disponíveis no Sistema.

Desejamos que seu esforço seja proveitoso e bem sucedido!

 

1 – Estrutura do Curso

1.1 NOME DO CURSO MALOTE DIGITAL – Sistema Hermes. 1.2 AUTORES DO CURSO Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. 1.3 OBJETIVO GERAL Capacitar servidores de forma a garantir celeridade e eficiência na comunicação oficial entre as diversas Unidades Judiciais e Administrativas do Poder Judiciário, colaborando na economia com postagem de correspondências, papel, toner e outros insumos. 1.3.1 Objetivos Específicos Proporcionar aos servidores condições de manuseio do sistema de forma eficaz e eficiente.

 

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Apresentação do Sistemas;
  • Acessando o Sistema;
  • Enviando documentos;
  • Recebendo documentos;
  • Pesquisando documentos lidos;
  • Pesquisando documentos enviados;
  • Consultando os últimos documentos enviados;
  • Consultando os últimos documentos lidos;
  • Monitorando a leitura dos documentos enviados;

 

3 ESTRUTURA PEDAGÓGICA DO CURSO

3.1 TECNOLOGIAS 3.1.1 Recurso de mídia Navegador de Internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer.

 

Vídeos

Documentos

Decreto e Despacho – Malote Digital no 2º GrauInstrução de Serviço nº 01-2016 – CGJGOLei nº 11.419 – Lei do Processo Judicial DigitalOfício Circular nº 010/2012Ofício Circular nº 063/2014Provimento nº 25Resolução nº 100/2009